Água, fonte de vida pode ser sinônimo de economia.

Saiba que, com pequenas ações podemos acumular economias no decorrer de um mês, agora imagine somar ao longo de um ano!

1. A cada banho, tente diminuir o tempo embaixo do chuveiro. Banhos mais rápidos podem fazer toda a diferença. Saiba que. dependendo do chuveiro, a cada 1 minuto a menos ligado, podemos economizar até 23 litros de água.

2. Observando qualquer torneira pingando, trate de realizar o conserto o quanto antes. Contabilizando pingos de uma única torneira, o desperdício pode chegar a 2 mil litros por mês. Não insista em apertar mais a torneira, pois desgastará a rosca e aumentará o vazamento.

3. Quando abrimos uma torneira ou chuveiro e aguardamos para que a água fique quente, podemos coletar esta água com balde ou jarras para usos diversos. Assim você pode economizar cerca de 4 litros a cada vez que fizer isso.

4. Quando for escovar os dentes ou fazer a barca, feche a torneira nos momentos em que não estiver utilizando água. Pois uma torneira aberta pode desperdiçar até 15 litros de água por minuto.

5. Ao dar a descarga no banheiro, quando possível e apropriado, use a meia descarga. Com isso você pode economizar até 8 litros de água por descarga.

6. Utilize sempre a máquina de lavar roupas quando tiver quantidade de roupas para a capacidade total da máquina. Reduzindo o número de lavagens você pode economizar grande quantidade de água. As máquinas atuais podem consumir até 240 litros de água por lavagem.

7. Caso tenha máquina lava-louças, nunca a utilize com poucas peças. Você pode economizar até 50 litros por ciclo evitado.

8. Ao lavar a louça de forma manual, enxágue os pratos na pia cheia de água e não sob a torneira aberta. Com esta ação você pode economizar até 15 litros de água por minuto.

9. Ao lavar frutas e verduras utilize uma bacia com água ou mesmo na pia em vez de lavar abaixo da torneira ligada.

10. Vai lavar o carro? Utilize balde e esponja no lugar da mangueira. Um carro de porte médio pode ser lavado com apenas 6 baldes de água, podendo atingir uma economia de até 150 litros por lavagem.

Adote pequenas mudanças no seu dia a dia que além de trazer uma economia financeira considerável, estará ajudando o nosso planeta. Em muitas regiões com a economia de água você também diminuirá o valor pago pela taxa de esgoto.

MUDE HÁBITOS

Faça e comente os resultados nos comentários.

Quer ter economia mensal com suas compras do supermercado? Acesse as promoções mensais do Supermercado Manos CLICANDO AQUI!

Comentários